16 Fatos sobre o Xintoísmo

A algum tempo escrevi um artigo aqui no blog BushidoBR a respeito do Xintoísmo, Mitologia e suas influencias para quem quiser conhecer um pouco mais do inicio desta religião recomendo a leitura deste artigo, hoje listamos alguns fatos a respeito do Xintoísmo…

 

1 – Xintoísmo ou Xinto (神道), é uma religião japonesa.

O xinto nasceu no Japão, originário da crença popular e do culto à natureza em pequenas aldeias do Japão. Ele cresceu gradualmente em todo o Japão e foi institucionalizado como uma religião chamada xintoísmo.

2 – A virtude do xintoísmo é Jyoumei Seichoku (浄 明 正直).

Jyoumei Seichoku é uma palavra que pode ser dividida em quatro componentes; Jyou (浄), Mei (明), Sei (正), Choku (直). Jyou significa estar limpo, Mei significa ser brilhante, Sei significa ser honesto e Choku significa estar no caminho certo. Eles também acreditam que coisas ruins (Kegare – 穢 穢) vêm de fora, por isso nas entradas dos templos existem fontes para que você lave mãos e boca antes de adentrar ao templo.

3 – O Xintoísmo é uma Cultura Politeísta.

Os deuses do xintoísmo se estendem desde os ancestrais da família, a região, as pessoas que sofreram uma morte trágica ou fizeram uma grande conquista para o mundo, os deuses antigos de textos antigos, a própria natureza, o clima, o terreno etc. Existem tantos deuses no xintoísmo que existe uma frase chamada “Yaoyorozu no Kami” (八 百万 の 神). Yaoyorozu significa 8 milhões.

4 – No Xintoísmo, Natureza e Deus são Vistos como Um.

Da antiga crença popular nas pequenas aldeias japonesas, vários aspectos da natureza e a própria natureza eram adorados e considerados um deus. Por exemplo, uma montanha em si seria adorada como deus.

5 – No Xintoísmo, os Deuses são Seres Próximos e Familiares.

Os deuses do xintoísmo são considerados guardiões do povo. Eles dão dicas de vida ou os ajudam um pouco a viver com a força brutal da natureza. Existem alguns deuses que causam caos, mas a maioria dos deuses é pacífica.

6 – No Xintoísmo, as Pessoas Porem ser Adoradas como Deuses.

Quando as pessoas morrem de maneira trágica, acredita-se que elas possam causar danos no mundo real por causa do rancor. Para evitar isso, eles os adoram como deuses. Além disso, pessoas que fizeram grandes coisas pelo Japão também podem ser adoradas.

7 – Um famoso deus xintoísta é Ujigami (氏 神).

Ujigami é um deus que é adorado pelas pessoas que vivem em uma determinada região. Ao adorar esse deus, as pessoas oravam para que ele guardasse a região. Os crentes de Ujigami são chamados Ujiko (氏 子), e os santuários que adoram Ujigami são chamados Ujiyashiro (氏 社). O culto aos ujigamis é visto em todo o Japão. Um exemplo famoso da adoração de Ujigami é o Santuário de Itsukushima, em Hiroshima, que é mostrado na imagem a baixo.

8 – Não há Textos Sagrados no Xintoísmo.

Desde que o xintoísmo partiu da crença popular e do culto à natureza em pequenas aldeias, o xintoísmo não tem um texto sagrado claro escrito como a Bíblia no cristianismo. Em vez disso, “Kojiki” (古 事 記), “Nihon Shoki” (日本 書 紀), “Kogo Shuui” (古語 拾遺) e “Senmyou” (宣 命) são considerados textos modelo. Esses textos são chamados Shinten (神 典). A imagem a baixo é uma página do Kojiki.

9 – Não Existe um Fundador Claro no Xintoísmo.

No cristianismo, havia Jesus Cristo. No xintoísmo, não há profeta ou fundador. Em vez disso, a partir do período Nara, o xintoísmo foi reconstruído com o budismo, constituindo uma religião. Essa situação mudou no período Meiji, onde eles misturaram a adoração do imperador com o xintoísmo. Este xintoísmo é chamado xintoísmo Kokka (国家 神道). Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, o xintoísmo Kokka desapareceu. Atualmente, temos o xintoísmo que ocorre em santuários, chamado jinja Xinto (神社 神道).

10 – No Xintoísmo, Os Rituais Chamados Saishi (祭祀) São Uma Maneira de Conectar Pessoas e Deuses.

Existem 11 tipos de saishi realizados no xintoísmo. Ao realizar esses rituais, as pessoas mostram sua devoção aos deuses e recebem tutela ou prosperidade em troca. Esses saishi também são chamados de Omatsuri (お 祭 り).

11 – Saishi são realizados em santuários xintoístas.

Em japonês, um santuário xintoísmo é chamado de Jinja (神社). Qualquer tipo de Saihai é feito no Jinja. O Jinja é considerado um lugar sagrado, e fazer algo errado lá, como jogar lixo ou roubar coisas, é considerado uma afronta. Jinja famosos são Meiji Jingu em Shibuya (明治 神宮), Santuário Yasukuni (靖国神社) e Fushimi Inari Taisha em Kyoto (伏 見 稲 荷 大).

12 – Saishi são feitos em 3 composições.

É assim: Yoisai (宵 祭), Shukusai (祝 祭) e Gosai (後 祭). Yoisai é um ritual para acolher o deus. Shukusai é celebrar a existência do deus. Durante o Shukusai, beber excessivamente e fazer uma raquete é considerado uma coisa boa. Acredita-se que quanto mais as pessoas se divertem, mais feliz o deus é. O Gosai é um ritual para conhecer o deus.

13 – Durante o Saishi, o Omikoshi (御 神 輿) é um veículo onde o deus está sentado.

Durante o Saishi, pode haver um evento em que o Omikoshi é realizado por várias pessoas ao redor da área. Acredita-se que o deus esteja sentado dentro do Omikoshi durante o Saishi. A origem do Omikoshi é o veículo que carregava aristocratas durante o período Nara. Entre os Saishi, o Omikoshi é mantido afastado dentro do Santuário.

14 – O principal Saishi dos Jinja é chamado Taisai (大 祭).

Além do ritual, muitos santuários realizam outros eventos, como abrir barracas de rua ao longo da entrada e ao redor do santuário, fogos de artifício leves e assim por diante. Juntamente com o lado religioso, Saishi tem um lugar no coração das pessoas como um evento para sair e se divertir.

15 – A entrada do Jinja tem um portão chamado Torii (鳥 居).

Um Torii é construído para mostrar o início de um lugar sagrado dos Jinja. Acredita-se que o deus entre e saia através de um Torii. As pessoas que visitam o Jinja também devem passar pelos Torii.

16 – Os Jinja são dirigidos pelos Shinshoku (神 職) e Miko (巫女).

Shinshoku são pessoas que coordenam os Saishi, os deveres diários dos Jinja e servem ao deus do Santuário. Eles são todos do sexo masculino. Miko são mulheres que cumprem os mesmos deveres que os Shinshoku. A imagem a baixo é de Miko.

 

Você conhece outros fatos que considera interessantes? deixe nos comentários sua contribuição é muito importante…